Sem categoria

SÃO JOSÉ DO CALÇADO-ES

Foto antiga colorizada, tirada a partir da praça Governador João Punaro Bley em 1908, a ladeira fica entre a primeira e segunda casa de baixo para cima.

.

Cidade natal deste autor.

OBS: Clica nos nomes em azul para ler as matérias referidas.

Calçado, que traz em seu lema: “Cidade simpatia entre montanhas e flores”

Calçado traz em suas memórias as imagens e fatos de um pequeno povoado iniciado pela metade do século XIX, contando com a coragem dos sertanejos Marciano Lucio e Caboclo Valério que desbravaram estas terras insólitas localizadas na região da tríplice fronteira(MG, RJ e ES) que na época ainda não estava bem definida.

Também não podia deixar de ressaltar a generosidade do Coronel José Dutra Nicácio, tio-pentavô deste autor, o qual doou uma área equivalente a 50 alqueires de terras onde foi posto o marco que deu início à essa povoação no dia 07 de novembro de 1855.

O Coronel José Dutra Nicácio era de São João Nepomuceno-MG e junto com seus irmãos, o Coronel Antônio Dutra Nicácio, pentavô paterno deste autor, e o Guarda-Mor Fernando Antônio Dutra, pentavô materno deste autor, e demais irmãos, adquiriram do império, na condição de sesmeiros, grandes extensões de terras nesta região.

O Coronel José Dutra Nicácio e seus irmãos eram filhos de Antônio Dutra Nicácio, que era muito amigo do padre Antônio da Silva Santos, irmão de Tiradentes, de quem foi um dos testamenteiros.

Ele ficou com a região das vertentes do então povoado que daria origem ao município de São Jose do Calçado. Teve grande participação na revolução mineira de 1842 junto com seu amigo, o sobrinho-neto de Tiradentes, o padre Germano Gonçalves de Carvalho da Silva Xavier, tio-tetravô deste autor. O padre Germano foi quem realizou a primeira celebração na antiga capela de Santa Rita que se localizava próxima a rodoviária de Bom Jesus do Itabapoana-RJ em 1852.

O Coronel José Dutra Nicácio veio a falecer em 1875 em São João Nepomuceno-MG.

Trecho do livro de Arthur Rezende de 1934, ver ref. § 6.2.1.1, neto do Coronel José Dutra Nicácio: “Calçado começou em 1855 com a doação do terreno patrimonial feita pelo finado e benemérito mineiro, coronel José Dutra Nicácio”.

.

Trecho do livro de Marcio José Furtado, Parque Nacional do Caparaó.

.

Prefeitura

.

Até o advento da proclamação da república, existia em Calçado, bem como em vários outros lugares do país, o Clube Republicano Tiradentes, cujo presidente em Calçado, era o Dr. Major Germano Chaves Tiradentes, trisavô deste autor. O clube era esteado pelos ideais de um dos integrantes da Inconfidência Mineira, o seu tio-bisavô, o mártir Joaquim José Da Silva Xavier, o Tiradentes, tio-hexavô deste autor. Tais ideais visavam um país livre da coroa imperial.

O Dr. Germano Chaves Tiradentes

Foi deputado estadual no Espírito Santo em 1892.

São José do Calçado foi mencionada no livro “Cachoeira e Porangabado desembargador Fernando Luiz Vieira Ferreira, membro da Academia Fluminense de Letras, escrito em 1951, onde ele relata sua viagem ocorrida em 1895 à fazenda do Oriente pertencente ao Dr. Major Germano Chaves Tiradentes localizada nos Pontões de Calçado. Parte das terras ainda pertence aos descendentes de Jovelino Ferreira Tatagiba, neto do major, ver ref. § 11.1.3.

Germano Chaves Tiradentes se formou em medicina no Rio de Janeiro em 1873 e veio a se casar com Maria Senhorinha Nery do Valle, filha do fazendeiro Manoel Felippe Nery do Valle, que era dono da fazenda do Paraíso em Varre-Sai-RJ.

Dessa união nasceu Maria Alexandrina Chaves Tiradentes, a sinhá Tatagiba, bisavó deste autor, que recebeu este nome por ter se casado com José Ferreira Tatagiba, mais conhecido como Juca Tatagiba, ver ref. § 11.1.

.

Vista da praça Pedro Vieira

.

Quanto à fundação de Calçado podemos observar a presença de vários cidadãos por nome “José”.

Veja abaixo a lista dos principais nomes:

  • Coronel José Dutra Nicácio, tio-pentavô deste autor; ver ref. § 1.1;
  • José Rodrigues Chaves, tetravô paterno deste autor; ver ref. § 1.3.1;
  • José Lino da Silveira; sogro do tio e da tia-tetravó deste autor; ver ref. § 8.0;
  • José Francisco Furtado de Mello, tetravô materno deste autor; ver ref. § 3.1;
  • Bento José Furtado, tio-tetravô deste autor e avô de Modestina de Souza Lima, casada em primeiras núpcias com João Vieira Tatagiba(Jolas), e em segundas núpcias se casou com Aristides Raggi; ver ref. § 3.2;
  • Basílio José Antônio Garcia,
  • José Euzébio da Costa, casado com a tia-tetravó deste autor, era pai de Pedro Eusebio da Costa, pioneiro da igreja Batista em São José do Calçado, avô da saudosa Evany Brasil; ver ref. § 8.1;
  • Laurindo José Bittencourt,
  • Felisberto José Furtado, tio-tetravô deste autor; ver ref. § 3.3;
  • Manoel Gomes da Fonseca; ver ref. § 4.1;
  • Francisco Dutra Nicácio, tio-pentavô deste autor, irmão do Coronel José Dutra Nicácio, e trisavô do saudoso Dr. Nildo Tavares Jorge; ver ref. § 1.4;
  • Joaquim Antônio Dutra Nicácio, tio-pentavô deste autor, irmão do Coronel José Dutra Nicácio, ver ref. § 1.5;
  • Capitão João Pereira da Silva, casado com a tia-pentavó deste autor, Joaquina Dutra Nicácio que era irmã do Coronel José Dutra Nicácio e foi sogra de Maria Clara Vieira Tatagiba; ver ref. § 1.6;
  • Antônio Moreira da Silva,

.

Vista parcial da cidade

.

Quanto à sua organização administrativa havia como Subdelegado o sr. Francisco Dutra Nicácio, também irmão do Coronel José Dutra Nicácio, ver ref. § 1.4.

Veja abaixo a lista dos principais moradores em 1864:

Ano de 1864

.

Ano de 1864

.

REPRESENTAÇÃO POLÍTICA:

A representação política de Calçado teve seu inicio no final do século XIX.

Calçado teve duas representações de deputados estaduais em 1892 como consta abaixo:

.

Antes de se tornar independente e se constituir em município em 15 de março de 1891, o povoado se tornou distrito em 16 de novembro de 1871 e vila em 11 de novembro de 1890, desligando-se São Pedro do Itabapoana e de Cachoeiro de Itapemirim.

.

AS DUAS INTENDÊNCIAS E A PRIMEIRA CÂMARA MUNICIPAL DE CALÇADO:

Fonte: https://www.saojosedocalcado.es.leg.br/institucional/historia/historia-da-camara-municipal

.

Em São José do Calçado, a primeira intendência nomeada em 15 de março de 1891 para gerir os destinos do recém criado município, tinha os seguintes membros:

  • João Gomes da Silveira e Souza (Presidente), ver ref. § 16.1;
  • Eugênio Henrique Thiébaut, ver ref. § 17;
  • Sebastião José de Almeida, ver ref. § 19.2.1;
  • Theóphilo Virgílio Lobo, ver ref. § 15;
  • Manoel José Teixeira

Essa intendência durou um ano, quando foi exonerada e substituída por outra com os seguintes membros:

  • José Francisco Furtado de Mello (Presidente), ver ref. § 3.1;
  • Pedro Antônio Charpinel, ver ref. § 14;
  • Antônio Honório da Fonseca e Castro, ver ref. § 7.1.2;
  • Sebastião José de Almeida, ver ref. § 19.2.1;
  • Urbano Pereira da Silva, ver ref. § 1.6.1.

A primeira Câmara Municipal da Vila do Calçado, agora com o nome de Governo Municipal, eleita em dezembro de 1892 e empossada em 23 de maio de 1893, tinha os seguintes membros:

  • Antônio Honório da Fonseca e Castro (Presidente), ver ref. § 7.1.2;
  • Pedro Augusto Charpinel, ver ref. § 14;
  • João Teixeira da Siqueira Magalhães, ver ref. § 12.1A;
  • Theóphilo de Oliveira Campos,
  • Oscar Vieira de Rezende, ver ref. § 6.1.3.

.

Pela lei estadual nº 1384, de 05-07-1923, a vila de São José do Calçado passou à condição de cidade.

Fonte:https://www.saojosedocalcado.es.leg.br/institucional/historia/historia-da-cidade

Segundo o pesquisador e escritor Calçadense Pedro Teixeira, ver ref. § 19.1.6.1.1.1, foram eleitos de 1924 a 1927 sete vereadores:

  • João Marcelino de Freitas, ver ref. § 21.1
  • Alcebíades José Gomes, ver ref. § 20
  • José Vieira Teixeira de Rezende, ver ref. § 6.1.1.2
  • Alfredo Virgílio Lobo, ver ref. § 15.2
  • Antônio Moreira da Silva
  • Alfredo Junger Vidaurre, ver ref. § 22
  • Antão Gomes da Silveira e Souza, ver ref. § 16.1.1

.

Vista parcial a partir do grupo escolar Manoel Franco.

.

O PRIMEIRO CARTÓRIO:

De acordo com o decreto imperial número 5604 de 25 de abril de 1874 foi instituído em Calçado o primeiro cartório de registro civil e seu primeiro oficial tabelião foi José Francisco Furtado de Mello, ver ref. § 3.1.

.

ALGUMAS FAMÍLIAS:

Aqui faço um breve relato sobre algumas das muitas famílias que tiveram destaque na fundação e formação administrativa de Calçado.

A família Dutra sem dúvidas tem o seu lugar na primeira posição. Isto devido ao fato de ser o sobrenome do fundador original de Calçado, o Coronel José Dutra Nicácio.

O nome se origina dos termos “de Ultra” ou “de Hutere” relacionados ao flamengo(da região de Flandres, na Bélgica) Josse de Hutere, o primeiro donatário e povoador da ilha açoriana de Faial. Pela época do século 19 muitos migraram para o Brasil para se aventurarem nas terras mineiras em busca de ouro e outros materiais.

A família teve, em Calçado, sua origem relacionada com os filhos do mineiro Antônio Dutra Nicácio que era casado com Maria Joaquina de São José. Eis abaixo a lista de alguns de seus filhos que se estabeleceram em Calçado:

1.1CORONEL JOSÉ DUTRA NICÁCIO, fundador original e doador das terras em 1855, Casou-se com Antônia Maria da Assumpção, filha do Alferes Fabiano Pereira da Silva e de Maria da Assunção. Casou-se também com Antônia Maria de São José, filha de Antônio Vieira da Silva e de Feliciana Maria de São José, ver ref. § 6.2. E também se casou com Joaquina Maria de São José, filha de Francisco Furtado de Mendonça e de Ana Joaquina de Santa Clara.

José e Joaquina foram pais de:

1.1.1 – Joaquim Dutra Nicácio, casado com Henriqueta Vieira de Rezende, filha do Major Luís Vieira da Silva Pinto e de Carlota Carolina de Resende, ver ref. § 6.1.4

.

.

1.2GUARDA MOR FERNANDO ANTÔNIO DUTRA, pentavô materno deste autor, foi o desbravador do Vale do Pirapitinga, região de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, casado com Theodora Maria da Silva Pinto, filha do Alferes Fabiano Pereira da Silva e de Maria da Assunção. Veio de Minas Gerais junto com seu cunhado, o Alferes Francisco da Silva Pinto que foi um dos fundadores de Bom Jesus do Itabapoana-RJ. Por volta de 1865 se mudou para São José do Calçado onde veio a falecer no dia 19 de junho de 1870. Segundo notas do pesquisador calçadense Zico Camargo, ver ref. § 12.1.5.1A:

  • 1.2.1 – Seu filho primogênito, JOÃO FERNANDES DUTRA, tetravô materno deste autor, teve grande participação na formação administrativa da cidade. Foi casado em primeiras núpcias com Carolina Maria Moreira de Faria e Silva(tetravó deste autor), filha de Francisco Moreira de Faria e de Maria Jacyntha Vieira da Silva Pinto, ver ref. § 6.3.1. Casou-se em segundas núpcias com a filha de seu tio, o Coronel Antônio Dutra Nicácio(irmão do Coronel Jose Dutra Nicácio) sua prima  Raquel Rodrigues Chaves, que estava viúva de Fidelis Conrado Ramalho, ver ref. § 1.3.5:
  • 1.2.2 – Anna Theodora D’Assumpção, casada com Francisco José Dutra, filho do fundador de Calheiros, Felisberto Dutra Gonçalves e de Silvéria Umbelina de Condé. Nota: Felisberto Dutra Gonçalves se mudou por volta de 1875 para São José do Calçado onde veio a falecer no dia 20 de novembro de 1876. Segundo notas do pesquisador calçadense Zico Camargover ref. § 12.1.5.1A
  • 1.2.3 – Antônia Maria Dutra, casada com João Teixeira de Siqueira Magalhães, filho de Domingos Teixeira de Siqueira e de Quitéria Maria dos Anjos, ver ref. § 12.1A;
  • 1.2.4 – Maria Querubina da Assumpção Dutra, casada com Antônio Moreira de Faria, filho de Francisco Moreira de Faria e de Felicidade Maria Vieira da Silva Pinto, ver ref. § 6.4.1.

.

.

1.3 – CORONEL ANTÔNIO DUTRA NICÁCIO:

Pentavô paterno deste autor, casado com Maria Victória de Jesus(na foto), filha do Guarda-mor Domingos Gonçalves de Carvalho e de Antônia Rodrigues Chaves, neta da hexavó deste autor, Maria Victória de Jesus Xavier, que era uma das irmãs de Tiradentes . Antônio Dutra Nicácio não chegou a residir em Calçado, mas sim alguns de seus filhos:

.

1.3.1.1 – Dr. Major Germano Chaves Tiradentes, trisavô deste autor, casado com Maria Senhorinha Nery do Valle, filha do fazendeiro Manoel Felippe Nery do Valle, dono da fazenda do Paraíso em Varre-Sai-RJ:

1.3.1.1.1 – Maria Alexandrina Chaves Tiradentes, sinhá Tatagiba, bisavó deste autor, casada com José Ferreira Tatagiba, filho de Pedro José Pereira Tatagiba e de Francisca Sabina Vieira de Souza. Segue descendência na família Tatagiba, ver ref. § 11.1

.

  • 1.3.2 – Maria José Rodrigues Chaves, casada com um dos fundadores de Calçado, José Euzébio da Costa, filho de José Lino da Silveira e de Anna Maria da Assumpção, ver ref. § 8.1:

1.3.2.1 – Pedro Eusebio da Costa, casado com Francisca Cândida de Abreu:

.

1.3.2.1.1 – Antônio Euzébio da Costa, casado com Ernestina Jorge Brasil, filha de Francisco Jorge Brasil e de Rosa Cândida Jorge.

1.3.2.1.1.1 – Edith Brasil da Costa, casada com Pedro de Sá Viana, Pedro Glória, filho de Antero de Sá Viana e de Elzira da Silva Glória, ver ref. § 13.2.1.3

.

  • 1.3.5 – Raquel Rodrigues Chaves, casada em primeiras núpcias com Fidelis Conrado Ramalho, filho de Manoel Antunes Ramalho e de Maria Ramalho. Casou-se em segundas núpcias com seu primo João Fernandes Dutra, ver ref. § 1.2.1, filho de seu tio paterno o Guarda-Mor Fernando Antônio Dutra e de Theodora Maria da Silva Pinto, irmã do Alferes Francisco da Silva Pinto que foi um dos fundadores de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, filha do Alferes Fabiano Pereira da Silva e de Maria da Assunção.

.

.

1.4 – FRANCISCO DUTRA NICÁCIO, irmão do Coronel José Dutra Nicácio, foi o primeiro subdelegado e grande fazendeiro de café em 1864, foi trisavô do saudoso Dr. Nildo Tavares Jorge;

.

1.5 – JOAQUIM ANTÔNIO DUTRA NICÁCIO, irmão do Coronel José Dutra Nicácio, foi grande fazendeiro de café, foi bisavô paterno de Antônia da Silva, esposa de Carlos Rezende da Fonseca(Carlos Barroso), ver ref. § 6.1.1.7.1. Seu neto, o Coronel José Olympio de Abreu, foi deputado estadual do Espírito Santo e foi grande político em São Pedro do Itabapoana;

.

1.6 – JOAQUINA DUTRA NICÁCIO, irmã do Coronel José Dutra Nicácio, casada com o Capitão João Pereira da Silva, casal de grande generosidade, em sua fazenda foram responsáveis pela educação de 58 índios que lá residiam.

.

Praça Pedro Vieira com vista para o grupo escolar Manoel Franco

.

A família Poubel teve seu legado nas pessoas de alguns filhos dos suíços François(Francisco) Xavier Poubel e Marie Christine Froté Boechat.

2.1 – Filipe Diniz Poubel que foi um dos primeiros a chegar em Calçado por volta de 1869. Casou-se com Purcina de Souza Lima, filha dos mineiros Antônio de Souza Lima e Joana Rosa de Jesus Ferreira de Mello que era filha de Felizardo Ferreira de Melo e de Francisca Maria do Sacramento, ver ref. § 3.4

2.1 – Filipe e Purcina

Abaixo alguns filhos:

  • 2.1.1 – Amélia de Souza Diniz, casada com Alcyro José Pimentel, capitão Cecílio, filho de João José Pimentel e de Cândida Rodrigues de Souza, ver ref. § 10.1.
  • 2.1.2 – Alciro de Souza Poubel, casado com Maria Valentim;
  • 2.1.3 – Othália de Souza Poubel, casada com Pedro Junger Vidaurre, ver ref. § 22.1;
  • 2.1.4 – Francisco Xavier Poubel, casado com Enny Cabral;
  • 2.1.5 – Joana de Souza Poubel, casada com Bernardo Campos da Silveira, filho de Bernardo José da Silveira Junior e de Amélia Carlota de Oliveira, neto de Bernardo José da Silveira e de Mariana Ribeiro de Castro, ver ref. § 5.2.2.4;
  • 2.1.6 – Orcyla Diniz Poubel, casada com Orcino Teixeira de Siqueira, filho de João Teixeira de Siqueira Dutra e de Maria Rosa Gomes de Araújo, neto de João Teixeira de Siqueira Magalhães e de Antônia Maria Dutra, ver ref. § 12.1.2A.

Foram pais de 2.1.6.1 – Porcina Teixeira Poubel, casada com Josefino Ferreira Tatagiba Filho, filho de Josefino Ferreira Tatagiba e de Maria Pereira Cardoso, ver ref. § 11.1.4.

.

.

2.2 – FRANCISCA JOSEFINA POUBEL, casada com Pedro Antônio Charpinel, filho de Pedro Charpinel, ver ref. § 14.1.

.

Posto de saúde e grupo escolar Manoel Franco

.

Teve seu destaque nas pessoas de alguns dos filhos dos mineiros Felizardo Ferreira de Mello e Francisca Maria do Sacramento:

3.1 – José Francisco Furtado de Mello, casado com Bernardina Maria Furtado, foi grande fazendeiro de café;

.

.

3.2 – Bento José Furtado, casado com Maria Bárbara da Conceição. Foi grande fazendeiro de café; avós de Modestina de Souza Lima, casada em primeiras núpcias com João Vieira Tatagiba(Jolas), e em segundas núpcias se casou com Aristides Raggi, ver ref. § 11.3.

.

3.3 – Felisberto José Furtado de Mello, casado com Maria Joana de Ramos;

.

3.4 – Joana Rosa de Jesus Ferreira de Mello, casada com Antônio de Souza Lima, ver ref. § 9

.

Praça

.

Teve seu destaque nas pessoas dos filhos dos mineiros Dr. Manoel Gomes da Fonseca e Gertrudes Perpétua de Moraes:

4.1 – MANOEL GOMES DA FONSECA e Henriqueta de Andrade Camargo, filha de Prudêncio José de Camargo e de Antônia de Andrade.

Em 1863 Manoel Gomes da Fonseca junto com o tio de sua esposa, Modesto de Andrade Camargo, fundaram a primeira farmácia em Bom Jesus do Itabapoana-RJ.

Abaixo alguns de seus filhos:

  • 4.1.1 – Danton Mirabeau da Fonseca, casado com Francisca Diniz, filha de Wenceslau Ferreira Diniz e de Maria Higina. Seu filho Aderbal Mirabeau da Fonseca veio a se casar com Izabel Lopes de Faria, filha do Coronel Joaquim José Teixeira, bisavô(pai da avó paterna) deste autor;
  • 4.1.2 – Pedro Gomes Camargo da Fonseca, casado com Olinda da Costa:

4.1.2.1 – Heber Teixeira da Fonseca, casado com Arlette Teixeira de Araújo, filha de Avelino José de Araújo e de Maria José Teixeira de Siqueira.

.

  • 4.1.3 – Manoela Gomes Camargo da Fonseca:

Casada com Abel Vieira de Rezende, filho de João Vieira de Resende e de Maria Balbina de Resende Chaves, ver ref. § 6.5.1

.

  • 4.1.4 – Diva Camargo da Fonseca, casada com Alcyro Augusto Charpinel, filho de Pedro Antônio Charpinel e de Francisca Josefina Poubel, ver ref. § 14.1.1.

.

.

4.2 – LUIZ GOMES MAYER DA FONSECA, casado com Ana Augusta Lima, filha de José Gonçalves Barroso Filho e de Ana Joaquina do Espírito Santo:

  • 4.2.1 – Luiz Barroso da Fonseca, casado com Raquel Teixeira de Siqueira, filha de Francisco de Paula Teixeira de Siqueira e de Maria Rosa Teixeira, neta paterna de Francisco Teixeira de Siqueira e de Felicíssima Rosa de Oliveira;
  • 4.2.2 – Manoel Barroso da Fonseca, casado com Olinda Teixeira de Rezende, filha de Pedro Nolasco Vieira de Rezende e de Francisca Rosa Teixeira, ver ref. § 6.1.1, filha de Francisco Teixeira de Siqueira Junior e de Maria Francisca da Conceição, neta paterna de Francisco Teixeira de Siqueira e de Felicíssima Rosa de Oliveira;
  • 4.2.3 – João Gomes Barroso da Fonseca, casado com Zélia Vieira de Rezende, filha de Luiz Vieira de Rezende, casado com Amélia Augusta Dias Lopes, ver ref. § 6.1.2
  • 4.2.4 – José Barroso da Fonseca, casado com Maria Augusta Campos.

.

.

4.3 – AMÉRICA SERRANA MAYER DA FONSECA, casada com Domingos Gonçalves Barroso, filho de José Gonçalves Barroso Filho e de Ana Joaquina do Espírito Santo:

  • 4.3.1 – Ana Maria Barroso, casada com Antônio Honório da Fonseca e Castro, ver ref. § 7.2.1.

.

Ladeira

.

Esta família foi um legado dos netos e bisnetos dos mineiros Inácio Ribeiro da Silva e Francisca Felisberta de Góis e Lara de acordo com alguns de seus filhos como se segue:

5.1 – DAMASO RIBEIRO DA SILVA e Francisca Cândida de Castro:

5.1.1 – DAMASO RIBEIRO DA SILVA CASTRO e Rita Delfina de Faria:

5.1.1.1 – Rodolfo Ribeiro de Castro, casado com Rosa Branca Ribeiro de Castro, ver ref. § 5.1.2.1.2.

Fonte da foto: Facebook Calçadense Calçadense

.

5.1.2 – ALFERES JOSÉ DAMASO RIBEIRO e Balbina Cândida de Castro:

  • 5.1.2.1 – JOSÉ DAMASO RIBEIRO, casado com sua prima Francisca Cândida de Castro, filha de sua tia paterna Jesuína Cândida de Castro e José Cezário de Souza. Alguns dos filhos abaixo:

5.1.2.1.1 – Gastão Ribeiro de Castro, casado com Ester Carvalho Castro, filha de Joviano Epaminondas de Carvalho e de Jovita Cândida da Silva.

Fonte da foto: Facebook Calçadense Calçadense

5.1.2.1.2 – Rosa Branca Ribeiro de Castro, casada com seu primo, Rodolpho Ribeiro de Castro, filho de seu tio-avô paterno, Damaso Ribeiro da Silva Castro e Rita Delfina de Faria.

Fonte da foto: Facebook Calçadense Calçadense

.

.

5.2 – Felisberto Ribeiro da Silva e Maria Silvéria de Castro:

5.2.1 – Inácio Ribeiro da Silva Castro e Emirena Cândida de Castro:

  • 5.2.1.1 – Alcebíades Ribeiro da Silva Castro;
  • 5.2.1.2 – Neftalim Ribeiro da Silva Castro, casado com Senhorinha de Resende Castro;

5.2.2 – Felisberto Ribeiro da Silva e Maria Cândida da Silva Castro:

  • 5.2.2.1 – Misael Ribeiro da Silva Castro;
  • 5.2.2.2 – Olympio Ribeiro de Castro;
  • 5.2.2.3 – Lindolfo Ribeiro da Silva, casado com Maria Custódia Monteiro;
  • 5.2.2.4 – Mariana Ribeiro de Castro, casada com Bernardo José da Silveira, pais de Maria Cândida Silveira que se casou com Francisco Pinto Campos de Figueiredo; e Adelina Cândida da Silveira que se casou com José Pinto de Campos Figueiredo;

.

.

5.3 – Joaquim Ribeiro da Silva:

  • 5.3.1 – Joaquim Ribeiro da Silva Junior;
  • 5.3.2 – José Ribeiro da Silva

.

Ginásio

.

Família composta em Calçado por alguns dos netos dos hexavós deste autor, Antônio Vieira da Silva e Feliciana Maria de São José:

6.1 – Major Luís Vieira da Silva Pinto, tio-pentavô deste autor; casado no dia 30 de julho de 1843 em Lagoa Dourada-MG com Carlota Carolina de Resende, filha de Joaquim Antônio da Silva Resende e de Antônia de Ávila Lobo Leite Pereira:

Trecho do livro de Arthur Rezende, ver ref. § 6.2.1.1.

.

  • 6.1.1 – PEDRO NOLASCO VIEIRA DE REZENDE:

Casado com Francisca Rosa Teixeira, filha de Francisco Teixeira de Siqueira Junior e de Maria Francisca da Conceição, neta paterna de Francisco Teixeira de Siqueira e de Felicíssima Rosa de Oliveira, neta materna do pentavô deste autor o Tenente João Eduardo Rodrigues Valle e de Ana Luiza de Paiva. O Tenente João Eduardo Rodrigues Valle era irmão de Manoel Felippe Nery do Valle que era avô da sinhá Tatagiba e tetravô deste autor:

Trecho do livro de Arthur Rezende, ver ref. § 6.2.1.1.

.

6.1.1.1 – PEDRO VIEIRA FILHO, casado com Mercês Teixeira Garcia, filha de Francisco Teixeira Garcia e de Francisca Camargo Teixeira, neta paterna de João Teixeira de Siqueira Magalhães e de Antônia Maria Dutra, ver ref. § 12.1.5.2.2A.

.

6.1.1.2 – JOSÉ TEIXEIRA VIEIRA DE REZENDE, Zezé Vieira, casado com sua prima Maria Alice Borges de Rezende, dona Mulatinha, filha de Antônio Borges Ribeiro e de Amélia Augusta de Rezende, neta materna de Luiz Vieira de Rezende e de Amélia Augusta Dias Lopes, ver ref. § 6.1.2:

Trecho do livro de Arthur Rezende, ver ref. § 6.2.1.1.

6.1.1.2.1 – Pedro Borges de Rezende, casado com Edimea Vargas Vieira, filha de José Machado Vieira e de Maria Vargas Vieira, neta paterna de José Vieira de Carvalho e de Maria Machado Vieira;

.

6.1.1.2.2 – Antônio Borges de Rezende, casado com Maria de Oliveira Vargas, também filha de José Machado Vieira e de Maria Vargas Vieira, neta paterna de José Vieira de Carvalho e de Maria Machado Vieira;

.

6.1.1.3 – OLÍDIA TEIXEIRA DE REZENDE, casada com José Bento Pereira de Mendonça, filho de José Bento Pereira da Silva e de Antônia Maria da Assunção:

6.1.1.3.1 – Ilka Rezende de Mendonça, casada com o saudoso ex-prefeito José Borges de Almeida, filho de Pedro José de Almeida e de Jovita dos Reis Borges, ver ref. § 12.1.4.1.1A.

.

6.1.1.4 – JACIRA TEIXEIRA DE REZENDE, casada com seu primo Sebastião Vieira de Rezende, filho de Luiz Vieira de Rezende e de Amélia Augusta Dias Lopes, ver ref. § 6.1.2.2

.

6.1.1.5 – MARIA CARLOTA TEIXEIRA DE REZENDE, casada com seu primo Luiz Vieira de Rezende Filho, filho de Luiz Vieira de Rezende e de Amélia Augusta Dias Lopes, ver ref. § 6.1.2.1

.

6.1.1.6 – MARIA CARMOZINA TEIXEIRA DE REZENDE, casada com seu primo Joaquim Dias de Rezende Filho, filho de Luiz Vieira de Rezende e de Amélia Augusta Dias Lopes, ver ref. § 6.1.2.1

.

6.1.1.6.1 – Aida Rezende Ferreira, casada com Alonso Rodrigues Ferreira, filho de Antônio Cândido Ferreira e de Joana Rodrigues Rios. Joana era filha de Jerônimo Rodrigues Cardoso e de Amélia Valadão Flores, família de Guaçuí-ES.

.

6.1.1.6.2 – Hilda Rezende Barroso, casada com Augusto Barroso, filho de José Barroso da Fonseca e de Maria Augusta Campos, ver ref. § 4.2.4

.

6.1.1.7 – OLINDA TEIXEIRA DE REZENDE, casada com Manoel Barroso da Fonseca, filho de Luiz Gomes Mayer da Fonseca e de Ana Augusta Lima, ver ref. § 4.2.2

Trecho do livro de Arthur Rezende, ver ref. § 6.2.1.1.

6.1.1.7.1 – Carlos Rezende Fonseca, Carlos Barroso, casado com Antônia da Silva, filha de Diogo Joaquim Dutra e de Helena Joaquina dos Reis. Antônia era neta paterna de Joaquim Dutra da Silva e bisneta de Joaquim A. Dutra Nicácio, ver ref. § 1.5

.

.

  • 6.1.2 – LUIZ VIEIRA DE REZENDE:

Casado com Amélia Augusta Dias Lopes, filha de João Dias Lopes e de Maria José Medina:

.

6.1.2.1 – LUIZ VIEIRA DE REZENDE FILHO, Luizinho, casado com sua prima Maria Carlota Teixeira de Rezende, filha de Pedro Nolasco Vieira de Rezende e de Francisca Rosa Teixeira, ver ref. § 6.1.1.5:

Trecho do livro de Arthur Rezende, ver ref. § 6.2.1.1.

6.1.2.1.1. – Dr. Aristides Vieira de Rezende, casado com sua prima Amélia Borges de Rezende, filha de Antônio Borges Ribeiro e de Amélia Augusta de Rezende;

.

6.1.2.1.2 – Oscar Teixeira de Rezende, casado com Nádia Pimentel Teixeira, filha de Ennes Teixeira de Siqueira e Maria das Dores Pimentel, ver ref. § 12.1.2.2A

.

6.1.2.1.3 – Luiz Teixeira de Rezende, Luizão, casado com Albertina Barroso de Rezende, filha de Manoel Barroso da Fonseca e de Olinda Teixeira de Rezende, ver ref. § 4.2.2

.

  • 6.1.2.2 – SEBASTIÃO VIEIRA DE REZENDE, casado com sua prima Jacyra Teixeira de Rezende, filha de Pedro Nolasco Vieira de Rezende e de Francisca Rosa Teixeira, ver ref. § 6.1.1.4:
Trecho do livro de Arthur Rezende, ver ref. § 6.2.1.1.

6.1.2.2.1 – José Vieira de Rezende, casado com Terezinha Abreu Ferreira, filha de Alípio Dias Ferreira e de Arlinda Elysia de Abreu.

.

  • 6.1.2.3 – JOAQUIM DIAS DE REZENDE

casado com sua prima Maria Carmozina Teixeira de Rezende, filha de Pedro Nolasco Vieira de Rezende e de Francisca Rosa Teixeira, ver ref. § 6.1.1.6

Trecho do livro de Arthur Rezende, ver ref. § 6.2.1.1.

.

  • 6.1.2.4 – NILO VIEIRA DE REZENDE

casado com sua prima Maria da Conceição Tinoco de Resende, filha de Francisco Antônio Tinoco e de Minervina Vieira de Resende, tanto Nilo como Maria da Conceição eram netos de Luís Vieira da Silva Pinto e de Carlota Carolina de Resende, ver ref. § 6.1

Trecho do livro de Arthur Rezende, ver ref. § 6.2.1.1.

6.1.2.4.1 – Zoraide Tinoco de Rezende, casada com José Poubel da Silva, filho de Domingos José da Silva e de Antônia Junger Poubel da Silva

.

.

  • 6.1.3 – OSCAR VIEIRA DE REZENDE:

Casado em primeiras núpcias com Augusta Amélia Dias Lopes, filha de João Duas Lopes e de Maria José Medina. Em segundas núpcias com sua sobrinha Josina Vieira de Mendonça, filha de sua irmã Carlota Vieira de Rezende que era filha do Major Luís Vieira da Silva Pinto, ver ref. § 6.1, casada com o Coronel José Braz de Mendonça, político de grande prestígio em São João Nepomuceno-MG:

Trecho do livro de Arthur Rezende, ver ref. § 6.2.1.1.

.

6.1.3.1 – SEBASTIÃO MENDONÇA DE REZENDE, Tão Vieira, casado com Agmar Pereira de Souza, filha de Manoel Pereira Martins e de Luiza Rodrigues de Souza.

.

.

  • 6.1.4 – HENRIQUETA VIEIRA DE REZENDE:

Casada com Joaquim Dutra Nicácio, filho do Coronel José Dutra Nicácio e de Joaquina Maria de Jesus , ver ref. § 1.1.1. Ela não residiu em Calçado.

Trecho do livro de Arthur Rezende, ver ref. § 6.2.1.1.

.

.

6.1.5 – JOÃO VIEIRA DE REZENDE:

Casado com Maria Balbina de Resende Chaves, filha de Pedro Rodrigues Xavier de Silva Chaves e de Maria Carolina Vieira de Resende.

Trecho do livro de Arthur Rezende, ver ref. § 6.2.1.1.

6.1.5.1 – ABEL VIEIRA DE REZENDE, casado com Manoela Gomes Camargo da Fonseca, filha de Manoel Gomes da Fonseca e de Henriqueta de Andrade Camargo, ver ref. § 4.1.3

.

.

6.2 – ANTÔNIA MARIA DE SÃO JOSÉ, tia-pentavó deste autor; casada no dia 10 de fevereiro de 1841 em Itaverava-MG com o Coronel José Dutra Nicácio, ver ref. § 1.1, ela não residiu em Calçado:

Trecho do livro de Arthur Rezende, ver ref. § 6.2.1.1.

6.2.1 – Feliciana Vieira Dutra Nicácio, casada com o seu primo o Coronel José Vieira de Rezende e Silva, filho de seu tio materno Joaquim Vieira da Silva Pinto e de Maria Balbina de Resende; neta materna de Antônio Vieira da Silva e de Feliciana Maria de São José e neta paterna de Antônio Dutra Nicácio e de Maria Joaquina de São José.

6.2.1.1 – Arthur Vieira de Rezende e Silva, grande pesquisador e escritor, casado com sua prima Maria Pertochina Chaves de Rezende, filha de Joaquim Vieira da Silva Resende e de Maria da Glória Chaves de Resende, neta paterna de seu tio-avô Antônio Vieira da Silva Pinto e de Maria Helena de Resende e neta materna de Pedro Rodrigues Xavier de Silva Chaves e de sua tia paterna Maria Carolina Vieira de Resende.

.

.

6.3 – FELICIDADE MARIA VIEIRA DA SILVA PINTO, tia-pentavó deste autor; primeira esposa de Francisco Moreira de Faria, filho do Capitão Manoel Moreira de Faria e de Maria Ludovina de Jesus, ela não residiu em Calçado:

Trecho do livro de Arthur Rezende, ver ref. § 6.2.1.1.

.

  • 6.3.1 – ANTÔNIO MOREIRA DE FARIA, casado com Maria Querubina da Assumpção Dutra, tia-tetravó deste autor; filha do Guarda Mor Fernando Antônio Dutra(irmão do Coronel Jose Dutra Nicácio) e de Theodora Maria da Silva Pinto, ver ref. § 1.2.

.

.

6.4 – MARIA JACYNTHA VIEIRA DA SILVA PINTO, pentavó materna deste autor; segunda esposa de Francisco Moreira de Faria, filho do Capitão Manoel Moreira de Faria e de Maria Ludovina de Jesus, ela não residiu em Calçado:

Trecho do livro de Arthur Rezende, ver ref. § 6.2.1.1.

.

.

Vista aérea, campo do Americano

.

Eis abaixo alguns integrantes dessa família, filhos dos mineiros André Rodrigues de Faria e de Silvéria Feliciana Berenice de Castro:

7.1 – ANDRÉ RODRIGUES DE FARIA E CASTRO:

  • 7.1.1 – André Gomes da Fonseca e Castro;
  • 7.1.2 – Alfredo da Fonseca e Castro, casado com Anazilda Schmid, filha de Luiz Antônio Schmid Pereira da Cunha e Maria Amélia de Mello:

7.1.2.1 – Maria Odette de Castro, casada com João Mascarenhas Barcellos, filho de Clementino Barcellos Filho e de Maria Emelina Mascarenhas.

  • 7.1.3 – Manoel Gomes da Fonseca e Castro;
  • 7.1.4 – Rodolfo da Fonseca e Castro;

.

.

7.2 – DR. HONÓRIO RODRIGUES DE FARIA E CASTRO e Gertrudes Carolina da Fonseca:

7.2.1 – Antônio Honório da Fonseca e Castro, casado com Anna Maria Barroso, filha de Domingos Gonçalves Barroso e de América Serrana Mayer da Fonseca, ver ref. § 4.3

.

  • 7.2.1.1 – Thereza Barroso da Fonseca, casada com Bento Elpídio Machado;
  • 7.2.1.2 – Deomar da Fonseca e Castro, casada com Cristiano Dias Lopes, filho de Cristiano Dias Lopes e de Cecília Dutra de Resende que era neta do Coronel José Dutra Nicácio e de Joaquina Maria de São José.

.

7.2.1.2 .1 – Cristiano Dias Lopes Filho, casado com Eliete Ferreira Dias Lopes, filha de José Maria Ferreira.

.

  • 7.2.1.3 – Coronel Antônio Honório da Fonseca, casado com Ricardina Stamato;
  • 7.2.1.4 – Honório Rodrigues de Faria Castro, casado com Dolores Maria de Castro, Sinhazinha.
  • 7.2.1.5 – Maria Barroso da Fonseca e Castro, Marieta Castro:

.

Vista lateral da praça Pedro Vieira.

.

José Lino da Silveira era casado com Anna Maria da Assumpção, neta do Alferes Fabiano Pereira da Silva e de Maria da Assunção. Alguns de seus filhos se seguem:

8.1 – JOSÉ EUSÉBIO DA COSTA, foi um dos fundadores de Calçado, era casado com Maria José Rodrigues Chaves, filha do Coronel Antônio Dutra Nicácio e de Maria Victória de Jesus, ver ref. § 1.3.2

  • 8.1.1 – Pedro Eusebio da Costa, casado com Francisca Cândida de Abreu, pioneiro da igreja Batista em São José do Calçado, avô da saudosa Evany Brasil;

.

8.2 – MANOEL LINO DA SILVEIRA, casado com Emília Mariana Moreira da Silva:

.

8.3 – ANA JOAQUINA DA SILVEIRA, casada com Antônio Dutra de Carvalho Chaves, filho do Coronel Antônio Dutra Nicácio e de Maria Victória de Jesus, ver ref. § 1.3.3

.

8.4 – ANA LINO DA SILVEIRA, casada com seu sobrinho Adolpho de Souza Lima, filho de sua irmã Maria Joaquina da Silveira e de José Lucas de Souza Lima, filho de Antônio de Souza Lima e de Joana Rosa de Jesus, neto de Felizardo Ferreira de Mello e de Francisca maria do Sacramento, ver ref. § 3.4 e 9.

.

8.5 – MARIA JOAQUINA DA SILVEIRA, casada com José Lucas de Souza Lima, filho de Antônio de Souza Lima e de Joana Rosa de Jesus, neto de Felizardo Ferreira de Mello e de Francisca maria do Sacramento, ver ref. § 3.4 e 9.

.

8.6 – JOAQUIM LINO DA SILVEIRA

.

Praça Pedro Vieira

.

ANTÔNIO DE SOUZA LIMA era filho dos mineiros Gonçalo de Souza Lima e de Dometila Flávia Pereira de Jesus. Era casado com Joana Rosa de Jesus, filha de Felizardo Ferreira de Mello e de Francisca maria do Sacramento, ver ref. § 3.4. Vieram de Argirita-MG e abaixo estão listados alguns de seus filhos:

9.1 – MANOEL DE SOUZA LIMA, casado com Ana Joaquina da Conceição:

.

.

9.2 – JOAQUIM DE SOUZA LIMA, casado com Francisca Estevam da Conceição, filha de Bento José Furtado, casado com Maria Bárbara da Conceição, ver ref. § 3.2:

9.2.1.1 – Dr. José Vieira Tatagiba, juiz de direito, casado com a poetiza Maria Antonieta Tatagiba, foto abaixo, filha de Arthur Antunes de Siqueira e de Maria da Costa Siqueira. Maria Antonieta Tatagiba, foi a primeira mulher capixaba a publicar um livro e é patrona de uma das cadeiras da Academia Espírito-santense de Letras.

.

.

9.3 – JOSÉ LUCAS DE SOUZA LIMA, casado com Maria Joaquina da Silveira, filha de José Lino da Silveira e de Anna maria da Assumpção, ver ref. § 8.5.

.

Ladeira e prefeitura aos fundos.

.

Esta família foi representa em Calçado por João José Pimentel, “João Pimenta”. Filho de Joaquim Antônio Pimentel e de Maria das Dores Silva Borges.

Casou-se em primeiras núpcias com sua prima Cândida Rodrigues de Souza, filha de André Rodrigues de Souza e de Maria Luiza de Souza. Casou-se em segundas núpcias com Josefina Vieira Tatagiba Padilha, filha de Francisco Padilha de Figueiredo e de Clara Vieira Tatagiba, ver ref. § 11.5.1

Segundo as notas da pesquisadora bonjesuense Cristina Borges, Maria das Dores Borges, mãe de João Pimenta, era filha de Francisco José Borges e de Gertrudes Joaquina da Silva que era filha de José Ferreira de Souza e de Vicência Joaquina da Silva; era neta paterna de Francisco José Ferreira de Souza e de Antônia Rita de Jesus Xavier, irmã de Tiradentes; e era neta materna do capitão André Rodrigues Chaves e de Gertrudes Joaquina da Silva.

10.1 – Alcyro José Pimentel, casado com Amélia de Souza Diniz, filha de Filipe Diniz Poubel e de Purcina Lima de Souza, ver ref. § 2.2.1;

.

10.2 – Maria das Dores Pimentel Teixeira, casada com Ennes Teixeira de Siqueira, filho de João Teixeira de Siqueira Dutra e de Maria Rosa Gomes de Araújo, neto de João Teixeira de Siqueira Magalhães e de Antônia Maria Dutra, ver ref. § 12.1.2.2A

.

10.3 – Abelardo José Pimentel, casado com sua prima Dolores de Araújo Pimentel, filha de sua tia paterna Maria José Pimentel e de Anízio de Araújo Leite:

.

10.4 – Adalgise Pimentel de Almeida, casada com Aymbiré Teixeira de Almeida, filho de Sebastião José de Almeida e de Leopoldina Teixeira de Siqueira que era filha de Domingos Teixeira de Siqueira e de Maria José da Silveira, ver ref. § 19.2.1.2:

  • 10.4.1 – Therezinha Juliana de Almeida, casada com Francisco Teixeira Rezende da Fonseca, filho de Manoel Barroso da Fonseca e de Olinda Teixeira de Rezende que era filha de Pedro Nolasco Vieira de Rezende e de Francisca Rosa Teixeira, ver ref. § 6.1.1 e ref. § 4.2.2

.

Praça Pedro Vieira.

.

Esta tradicional família tem sua história a partir da chegada de Pedro José Pereira Tatagiba em Calçado, por volta do ano de 1880. Ele era filho filho do primeiro Tatagiba chamado Antônio José Pereira Tatagiba e de Joaquina Rosa do Espírito Santo. Casou-se com Francisca Sabina Vieira de Souza, filha de Francisco Vieira de Souza Junior e de Maria Clara de Jesus, eis abaixo alguns dos filhos:

11.1 – JOSÉ FERREIRA TATAGIBA, Juca Tatagiba, bisavô deste autor:

Casado com Maria Alexandrina Chaves Tiradentes, filha do casal Dr. Major Germano Chaves Tiradentes e Maria Senhorinha Nery do Valle, ver ref. § 1.3.1.1

.

Abaixo a Sinhá Tatagiba nos anos 30 em frente à sede de sua fazenda que foi demolida e substituída pela nova sede que se localiza no bairro da Vala, bem como uma placa em sua homenagem na mina d’água da Vala:

.

A Sinhá Tatagiba e Juca Tatagiba foram pais de:

11.1.1 – José Ferreira Tatagiba Junior, avô deste autor

11.1.2 – Dr. Sebastião Ferreira Tatagiba

11.1.3 – Jovelino Ferreira Tatagiba

11.1.4 – Josefino Ferreira Tatagiba

11.1.5 – Adelino Ferreira Tatagiba

11.1.6 – Pedro Ferreira Tatagiba

11.1.7 – Josino Ferreira Tatagiba

11.1.8 – João Ferreira Tatagiba

11.1.9 – Germano Ferreira Tatagiba

11.1.10 – Juvenal Ferreira Tatagiba

11.1.11 – Zélia Ferreira Tatagiba

11.1.12 – Maria Augusta Ferreira Tatagiba – Uma bela homenagem foi feita a uma das filhas da Sinhá Tatagiba, Maria Augusta Ferreira Tatagiba, pela escritora calçadense Bárbara Pérez no link abaixo:

.

.

11.2 – EUFRASIO TORRES TATAGIBA:

Casado com Francisca de Souza Lima, filha de MANOEL DE SOUZA LIMA e de Ana Joaquina da Conceição, ver ref. § 9.1:

.

  • 11.2.1 – João Torres Tatagiba, casado com Cecília Pereira Tatagiba, filha de Dionísio José Pereira Tatagiba e de Rosalina Zulina de Oliveira, foram pais de —-11.2.1.1 – Irenice Torres Tatagiba, casada com Adelino Ferreira Tatagiba, ———ver ref. § 11.1.5
  • 11.2.2 – Pedro Torres Tatagiba, casado com Felicíssima Teixeira de Moraes, filha de Antônio Teixeira de Moraes e de Adelvina Teixeira de Siqueira, neta de João Teixeira de Siqueira Magalhães e de Antônia Maria Dutra, ver ref. § 12.1.1.1A;

.

Casada com José Silvério Pereira, Juca Meroveu, filho de Meroveu Pereira Cardoso e de Laurinda Marques Pereira. Benedita foi quem cuidou de sua mãe Francisca de Souza Lima quando já estava idosa em sua fazenda localizada em São Benedito.

.

  • 11.2.4 – Maria Torres Tatagiba, Mariquinha, casada com Gilberto José Raggi, irmão de Aristides Raggi, filho de José Raggi e de Anna Cezary.

.

.

11.3 – JOÃO VIEIRA TATAGIBA, Jolas Tatagiba, casado com Modestina de Souza Lima, filha de Joaquim de Souza Lima e de Francisca Estevam da Conceição, ver ref. § 9.2.1:

  • 11.3.2 – Dr. José Vieira Tatagiba, juiz de direito, casado com a poetiza Maria Antonieta Tatagiba, foto abaixo, filha de Arthur Antunes de Siqueira e de Maria da Costa Siqueira.

Maria Antonieta Tatagiba, foi a primeira mulher capixaba a publicar um livro e é patrona de uma das cadeiras da Academia Espírito-santense de Letras.

.

.

11.4 – MARIA CLARA VIEIRA TATAGIBA, casada com Urbano Pereira da Silva, filho do capitão João Pereira da Silva e de Joaquina Dutra Nicácio, irmã do Coronel José Dutra Nicácio, ver ref. § 1.6.1:

11.4.1 – Francisca Pereira Tatagiba, casada com Lindolfo de Souza Lima, filho de de Manoel de Souza Lima e de Ana Joaquina da Conceição, ver ref. § 9.1

.

.

11.5 – CLARA VIEIRA TATAGIBA, casada com Francisco Padilha de Figueiredo, filho do alferes José Maria de Figueiredo e de Maria Padilha:

Casada com João José Pimentel, João Pimenta, nas segundas núpcias desse, filho de Joaquim Antônio Pimentel e de Maria das Dores Silva Borges, ver ref. § 10

.

.

Igreja matriz.

.

A família Teixeira de Siqueira teve grande destaque quanto ao desenvolvimento da região da tríplice fronteira. Alguns dos filhos DOMINGOS TEIXEIRA DE SIQUEIRA foram os integrantes dessa família em Calçado. Domingos era filho de Francisco Teixeira de Siqueira e de Felicíssima Rosa de Oliveira. Casou-se em primeiras núpcias com Quitéria Maria dos Anjos, Segundo notas do pesquisador calçadense Zico Camargo que era bisneto de Domingos Teixeira de Siqueira, ver ref. § 12.1.5.1A, veja abaixo alguns dos filhos de Domingos com Quitéria Maria (A):

12.1A – JOÃO TEIXEIRA DE SIQUEIRA MAGALHÃES, casado em primeiras núpcias com Antônia Maria Dutra, filha do Guarda-Mor Fernando Antônio Dutra(irmão do Coronel José Dutra Nicácio), e de Theodora Maria da Silva Pinto, ver ref. § 1.2.3:

.

  • 12.1.1A – ADELVINA TEIXEIRA DE SIQUEIRA, casada com seu primo Antônio Teixeira de Moraes, filho de Joaquim Teixeira de Siqueira Magalhães e de Maria Angélica de Moraes, ver ref. § 12.2:

12.1.1.1A – Felicíssima Teixeira de Moraes, casada com Pedro Torres Tatagiba, filho de Eufrásio Torres Tatagiba e de Francisca de Souza Lima, ver ref. § 11.2.2;

.

12.1.1.2A – Ana Teixeira de Moraes, Sinhaninha, casada com Alcebíades Rodrigues D’Ávila, filho de Júlio Rodrigues D’Ávila e de Quintina Barbosa de Oliveira.

.

12.1.1.2.1A – José Rodrigues Teixeira, José D’Ávila, casado em primeiras núpcias com Ligia Virgílio Lobo, filha de Astolpho Virgílio Lobo e de Maria Gomes, ver ref. § 15.1,1; e em segundas núpcias com Maria da Penha Borges de Rezende.

.

12.1.2A – JOÃO TEIXEIRA DE SIQUEIRA DUTRA, casado com Maria Rosa Gomes de Araújo, filha de Manoel Gomes da Silveira e Souza e de Alexandrina de Araújo Gomes, ver ref. § 16.2:

.

12.1.2.1A – Maria da Conceição Gomes Teixeira, casada com Antônio Jorge Feres, filho de Abdo Feres e de Izabel Achie: Foram pais de:

12.1.2.1.1A – Salim Teixeira Feres, casado com Therezinha Vieira de Rezende, filha de Luiz Teixeira de Rezende e de Albertina Barroso de Resende, ver ref. § 6.1.2.1.3;

12.1.2.2A – Ennes Teixeira de Siqueira, casado com Maria das Dores Pimentel, filha de João José Pimentel e de Cândida Rodrigues de Souza, ver ref. § 10.2:

12.1.2.1.2A – João Teixeira de Siqueira, casado com Zeny Padilha Teixeira, filha de José Vieira Padilha e de Adélia Ramalho Padilha, ver ref. § 11.5.2.

  • 12.1.3A – OSÓRIO TEIXEIRA DE SIQUEIRA MAGALHÃES, casado com Maria Teixeira de Almeida, filha de Sebastião José de Almeida e de Leopoldina Teixeira de Siqueira, ver ref. § 19.2.1.1:

12.1.3.1A – Sebastião Teixeira de Siqueira, casado com Maria Nunes de Oliveira, filha de João Bernardes de Oliveira e de Bárbara Umbelina Nunes de Rezende:

12.1.3.1.1A – Maria José Teixeira Tatagiba, casada com José Vieira Tatagiba, filho de Pedro Vieira Tatagiba e de Carmelina Vieira Padilha, ver ref. § 11.5.3.

  • 12.1.4A – VIRGÍNIA TEIXEIRA DE SIQUEIRA, casada com José Zeferino de Almeida, filho de Manoel José de Almeida e de Marianna Carolina de Almeida, ver ref. § 19.1.5:

12.1.4.1A – Pedro José de Almeida, Pedroca, casado com Jovita dos Reis Borges, filha de Messias Borges Ribeiro e de Maria Francisca Teixeira Borges:

12.1.4.1.1A – José Borges de Almeida, casado com Ilka Rezende de Mendonça, filha de José Bento Pereira de Mendonça e de Olídia Teixeira de Rezende, ver ref. § 6.1.1.3.1

.

  • 12.1.5A – FRANCISCO HERMENEGILDO TEIXEIRA DE SIQUEIRA, casado com Minervina Andrade Camargo, filha de Antônio José Camargo e de Maria Cândida Nogueira:

12.1.5.1A – Francisco Camargo Teixeira, Zico Camargo, casado com Maria Diniz Mello, filha de Carolino de Oliveira Mello e de Maria Diniz Mello;

12.1.5.2A – Francisca Camargo Teixeira, casada com Francisco Teixeira Garcia, filho de Francisco Teixeira de Siqueira e de Maria do Carmo Garcia:

12.1.5.2.1A – Moacir Teixeira Garcia, casado com Amélia Seródio Garcia, filha de Manoel Vieira Seródio e de Maria da Luz Frias:

.

12.1.5.2.1.1A – Manoel Francisco Seródio Garcia, casado com Zélia Clara Tatagiba, filha de Josefino Ferreira Tatagiba e de Maria Pereira Cardoso, ver ref. § 11.1.4.

.

12.1.5.2.2A – Mercês Teixeira Garcia, casada com Pedro Vieira Filho, filho de Pedro Nolasco Vieira de Rezende e de Francisca Rosa Teixeira, ver ref. § 6.1.1.

.

12.1.5.3A – Ana Camargo Teixeira, casada com Francisco Teixeira Garcia, em segundas núpcias deste, filho de Francisco Teixeira de Siqueira e de Maria do Carmo Garcia:

.

12.1.5.3.1A – Milton Teixeira Garcia, casado com Nely de Azevedo Garcia, filha de José Garcia Filho e de Olympia Garcia de Azevedo. Foram os pais de 12.1.5.3.1.1A – Maria Cristina Teixeira Garcia.

.

.

12.2A – JOAQUIM TEIXEIRA DE SIQUEIRA MAGALHÃES, casado com Maria Angélica de Moraes, filha de Constâncio Dutra de Moraes e de Luiza Maria.

.

.

DOMINGOS TEIXEIRA DE SIQUEIRA se casou em segundas núpcias com Maria José da Silveira. Veja abaixo os filhos de Domingos com Maria José (B):

  • 12.1B – LEOPOLDINA TEIXEIRA DE SQUEIRA, casada com Sebastião José de Almeida, filho de José Ignacio de Almeida e de Júlia de Almeida, ver ref. § 19.2.1.
  • 12.2B – JOSÉ TEIXEIRA DE SIQUEIRA SOBRINHO, casado com Elídia Maria de Rezende:

.

12.2.1B – Domingos Teixeira de Rezende, casado com Eliza Ribeiro Valim:

12.2.1.1B – Ana Ribeiro Valim, casada com Luiz Rezende da Fonseca, filho de Manoel Barroso da Fonseca e de Olinda Teixeira de Rezende, ver ref. § 6.1.1 e ref. § 4.2.2

.

12.2.2B – Maria Teixeira de Rezende, casada com José Teixeira de Siqueira Magalhães, filho de João Teixeira de Siqueira Magalhães e de Antônia Maria Dutra, ver ref. § 12.1A;

.

12.2.3B – Saturnino Teixeira de Rezende, casado com Henriqueta Lino da Silveira, filha de , ver ref. § 8.0.

.

  • 12.3B – FELICÍSSIMA TEIXEIRA DE SIQUEIRA, casada com Jacintho Martins de Souza, filho de João Martins de Souza

.

.

A família Sá Viana foi composta em Calçado por alguns filhos de FELICIANO DE SÁ VIANA, casado com Ambrosina Justa Viana, filha de  João Silvestre Teixeira e de Francisca Rosa Lopes de Jesus. Veja abaixo alguns filhos do casal:

13.1 – ELPIDIO SÁ VIANA, casado com Elzira Almeida Sá Viana, filha de Luiz Tito de Almeida e de Antônia Gonçalves:

.

13.1.1 – Antônio de Sá Viana, casado com Sebastiana Tatagiba Lopes, filha de Estevão José Teixeira e de Maria Augusta Ferreira Tatagiba, ver ref. § 11.1.12

.

.

13.2 – ROMUALDO DE SÁ VIANA, casado com Itelvina Machado, filha de Francisco Carlos Machado e de Maria Rosa de Jesus:

  • 13.2.1 – Antero de Sá Viana, casado com Elzira da Silva Glória, filha de José Pereira da Silva Glória e de Helena da Silva Glória:

13.2.1.1 – Sizenando de Sá Viana, casado com Lícia Lopes Brasil, filha de Benício Jorge Brasil e de Maria Lopes Barbosa;

.

13.2.1.2 – Sebastião de Sá Viana, casado com Maria Almeida Viana, filha de Anésio José de Almeida e de Malvina Vieira Sant’Ana. Foram pais da Darlene Glória;

.

13.2.1.3 – Pedro de Sá Viana, Pedro Glória, casado com Edith Brasil da Costa, filha de Antônio Euzébio da Costa e de Ernestina Jorge Brasil, neta de Pedro Euzébio da Costa e de Francisca Cândida de Abreu, bisneta de um dos fundadores de Calçado, José Euzébio da Costa e de Maria José Rodrigues Chaves, tia tetravó deste autor, filha do Coronel Antônio Dutra Nicácio casado com Maria Victória de Jesus neta da irmã de Tiradentes, ver ref. § 1.3.2.1.1

.

Esta família foi destacada pela chegada do francês Pedro Antônio Charpinel, filho de Pedro Charpinel.

Era casado com Francisca Josefina Poubel, filha dos suíços François(Francisco) Xavier Poubel e Marie Christine Froté Boechat, ver ref. § 2.2.

14.1 – Inês Poubel Charpinel, casada com Edmundo Goulart:

14.1.1 – Dalvina Charpinel Furtado, casada com Raphael David Spadarot, filho de Giovanni Spadarot e de Gaudenzia Caverzan:

14.1.1.1 – Verconda Spadarot, casada com Jamir Gibraia Bullos, filho de Jorge Bullus e de Lucia Gibraia.

.

14.2 – Amélia Poubel Charpinel, casada com Francisco Daniel Junger, filho de Daniel Heinrich Junger e de Ana Maria Huber:

.

14.2.1 – Nilson Charpinel Junger, casado com Haydee Lobo, filha de Alfredo Virgílio Lobo e de Ana da Silveira, ver ref. § 15.2.1.

.

.

14.3 – Alcyro Augusto Charpinel, casado com Diva Camargo da Fonseca, filha de Manoel Gomes da Fonseca e de Henriqueta de Andrade Camargo, ver ref. § 4.1.4

.

14.4 – Etelvina Poubel Charpinel, casada com Emílio Gustavo Conrado Schwan, filho de Gustavo Conrado Schwan e de Edwighs Schwan.

.

15 – LOBO:

A família lobo teve seu destaque na pessoa de Theophilo Virgílio Lobo, casado com Joana Bastos e foram pais de:

15.1 – Astolpho Virgílio Lobo, ex-prefeito e deputado estadual. Casado com Maria Gomes, filha de Manoel Gomes de Souza e de Henriqueta Amélia de Castro:

.

15.1.1 – Ligia Virgílio Lobo, casada com Jose Rodrigues Teixeira, Jose D’Ávila, filho de Alcebíades Rodrigues D’Ávila e de Ana Teixeira de Moraes, ver ref. § 12.1.12.1.

.

.

15.2 – Alfredo Virgílio Lobo, casado com Ana da Silveira Lobo:

  • 15.2.1 – Haydee Lobo, casada com Nilson Charpinel Junger, filho de Francisco Daniel Junger e de Amélia Poubel Charpinel, ver ref. § 14.2.1;
  • 15.2.2 – Joana Lobo Medina, casada com Jose Napoleão Medina, filho de Durval Medina e de Balbina Moreira Medina:

15.2.2.1 – Sonia Maria Lobo Medina, casada com Davi Cuel.

.

16 – SILVEIRA E SOUZA:

MANOEL GOMES DA SILVEIRA E SOUZA, filho de Antônio Gomes da Silveira e de Mariana Rodrigues de Souza, casado com Maria Joaquina do Nascimento, filha de Antônio Pinheiro da Silveira e de Joaquina Roza:

  • 16.1 – João Gomes da Silveira e Souza, casado com Maria Inácia de Almeida:

16.1.1 – Antão Gomes da Silveira e Souza, casado com Henriqueta Teixeira de Siqueira, filha de João Teixeira de Siqueira Magalhães e de Antônia Maria Dutra, ver ref. § 12.1;

16.1.1.1 – Sebastião Gomes Teixeira, Carioca, casado com Nelli Raggi Moura.

.

16.2 – Maria Rosa Gomes de Araújo, casada com João Teixeira de Siqueira Dutra, filho de João Teixeira de Siqueira Magalhães e de Antônia Maria Dutra, ver ref. § 12.1.2.

.

.

17 – THIEBAUT:

EUGENIO HENRIQUE THIEBAUT, filho de Louis Henry Brutus Thiebaut e de Carlota Guilhermina da Gama. Casado com Maria Rita de Mello, filha de Jose de Mello Souza Brandão e de Anna Luiza de Mello:

  • 17.1 – Carlos Thiebaut, casado com Maria Carlota Martins, filha de João Martins de Souza e de Carlota Castorina Alves de Souza:

17.1.1 – Sebastião Martins Thiebaut, casado com Lelia Carvalho, filha de Victalino Jose de Lima e de Maria Cândida Carvalho, ver ref. § 18.1.1.

.

18 – LIMA:

MANOEL JOSE DE LIMA, filho dos mineiros João Francisco de Lima e Maria Magdalena de lima. Casado com Rita Maria de Lima, filha de Jose Antônio Vellasco e de Joanna Machado Barreto:

18.1 – Victalino Jose de Lima, casado com Maria Cândida Carvalho, filha de Joviano Epaminondas de Carvalho e de Jovita Cândida da Silva:

18.1.1 – Lelia Carvalho Thiebaut, casada com Sebastião Martins Thiebaut, filho de Carlos Thiebaut e de Maria Carlota Martins, ver ref. § 17.1.1.

.

19 – ALMEIDARAMOS“:

Esta família se destacou com a chegada em Calçado de:

19.1 – JOSÉ ZEFERINO DE ALMEIDA, nascido em Barbacena-MG no dia 28 de outubro de 1801, filho de José de Almeida Ramos e de Ritta Maria de Santo Inácio. Casou-se no dia 06 de setembro de 1825 em Barbacena-MG com Leonor Porcina de Jesus, filha de Inácio da Silva pinto e de Leonor Pereira de Jesus. Seu sogro Inácio da Silva pinto era irmão do Alferes Fabiano da Silva pinto, casado com Maria da Assunção que foram os sogros do Guarda Mor Fernando Antônio Dutra e do seu irmão o Coronel José Dutra Nicácio:

  • 19.1.1 – ANTÔNIO JOSÉ DE ALMEIDA PINTO -casado com Francisca Rosa de Almeida Castro;
  • 19.1.2 – DOMINGOS JOSÉ DE ALMEIDA, casado com Margarida Gomes de Almeida, filha de Manoel Gomes da Silveira e Souza e de Maria Joaquina do Nascimento, ver ref. § 16;

19.1.2.1 – Américo Gomes de Almeida, casado com Emília Pereira da Silva, filha de Urbano Pereira da Silva e de Joaquina Maria D’Assumpção, ver ref. § 1.6.1;

  • 19.1.3 – JOÃO JOSÉ DE ALMEIDA, casado com Francisca Gomes da Silveira e Souza, filha de Manoel Gomes da Silveira w Souza e de Maria Joaquina do Nascimento, ver ref. § 16;
  • 19.1.4 – JOAQUIM JOSÉ DE ALMEIDA RAMOS;
  • 19.1.5 – MANOEL JOSÉ DE ALMEIDA, casado com Felisbina Castro de Almeida, filha de Felipe Barbosa Castro e de Maria Francisca da Assunção. Em segundas núpcias se casou com Marianna Carolina de Almeida, filha de Antônio Prudente de Almeida e de Ignacia Graciana do Nascimento:

.

19.1.5.1 – José Zeferino de Almeida, casado com Virginia Teixeira de Siqueira, filha de João Teixeira de Siqueira Magalhães e de Ana Maria Dutra, ver ref. § 12.1.4;

  • 19.1.6 – JOSÉ VENÂNCIO DE ALMEIDA RAMOS – casado com Maria Ignacia de Almeida:

19.1.6.1 – Pedro de Almeida Ramos, casado com Maria José Teixeira de Almeida, filha de Sebastião José de Almeida e de Leopoldina Teixeira de Siqueira, ver ref. § 19.2.1;

19.1.6.1.1 – José de Almeida Ramos, casado com Maria da Conceição Teixeira Reis, filha de Francisco Teixeira de Siqueira Reis e de Maria Teixeira de Siqueira Magalhães.

19.1.6.1.1.1 – Pedro Teixeira

.

.

19.2 – ANTÕNIO JOSÉ IGNACIO DE ALMEIDA, casado com Julia de Almeida:

19.2.1 – SEBASTIÃO JOSE DE ALMEIDA, casado com Leopoldina Teixeira de Siqueira, filha de Domingos Teixeira de Siqueira e Maria Jose da Silveira, ver ref. § 12.1B;

  • 19.2.1.1 – Maria Teixeira de Almeida, casada com Osorio Teixeira de Siqueira Magalhães, filho de João Teixeira de Siqueira Magalhães e de Antônia Maria Dutra, ver ref. § 12.1.3:

19.2.1.1.1 – Sebastião Teixeira de Siqueira Magalhães, casado com Maria Nunes de Oliveira, filha de João Bernardes de Oliveira e de Bárbara Umbelina Nunes de Resende:

19.2.1.1.1.1 – Maria Jose Teixeira, casada com Jose Vieira Tatagiba, filho de Pedro Vieira Tatagiba e de Carmelina Vieira Padilha.

.

19.2.1.2 – Aymbiré Teixeira de Almeida, casado com Adalgise Pimentel de Almeida, filha de João Jose Pimentel e de Cândida Rodrigues de Souza. ver ref. § 10.4;

  • 19.2.1.2.1 – Therezinha Juliana de Almeida, casada com Francisco Teixeira Rezende da Fonseca, filho de Manoel Barroso da Fonseca e de Olinda Teixeira de Rezende que era filha de Pedro Nolasco Vieira de Rezende e de Francisca Rosa Teixeira, ver ref. § 6.1.1 e ref. § 4.2.2

19.2.1.3 – Mathilde Teixeira de Almeida, casada com Fernando Teixeira de Siqueira Magalhães, filho de João Teixeira de Siqueira Magalhães e de Antônia Maria Dutra, ver ref. § 12.1:

  • 19.2.1.3.1 – João Fernandes de Almeida, casado com Maria do Carmo Coimbra, filha de Martimiano Tavares Coimbra e de Feliciana Vieira de Resende:

19.2.1.3.1.1 – Luiz Coimbra de Almeida, Lelê

.

19.2.1.3.1.2 – Jose Coimbra de Almeida, Zezinho Coimbra, casado com Maria Jose Teixeira, filha de Elpídio Teixeira de Siqueira e de Odjamir Oliveira de Siqueira.

.

19.2.1.4 –

.

20 – GOMES:

Esta família se destacou com a chegada em Calçado de:

Alcebíades José Gomes, filho de Domingos José Gomes e de Flora Carolina dos Santos, oriundo de Magé-RJ. Casou-se com Theodora Teixeira de Siqueira, filha de João Teixeira de Siqueira Magalhães e de Antônia Maria Dutra, ver ref. § 12.1, neta materna do Guarda Mor Fernando Antônio Dutra e de Theodora Maria da Silva, Pinto, ver ref. § 1.2.

.

.

21 – MARCELINO DE FREITAS:

Esta família se destacou com a chegada em Calçado de:

SEBASTIÃO MARCELINO DE FREITAS, filho de Joaquim Marcelino de Freitas. Casou-se com Maria Messias de Oliveira:

21.1 – João Marcelino de Freitas, casado com Carolina Diniz Freitas;

.

  • 21.2 – José Marcelino de Freitas, casado com Maria Peres, filha de Constantino Sampaio Peres e Amélia Barbosa de Oliveira;
  • 21.3 – Sebastião de Oliveira Freitas, casado com Mercedes Valentim, filha de João Valentim e Anna de Oliveira Carvalho;
  • 21.4 – Adélia Freitas, casada com Luiz Dellatorre, filho dos italianos Olívio Dalla Torre e Anna Catterina Bonaventura.

.

.

22 – JUNGER VIDAURRE:

Esta família se destacou com a chegada em Calçado de:

ALFREDO JUNGER VIDAURRE, filho de José Dias Zans Vidaurre e de Maria Heinrich Junger, oriundos da região de Santa Maria Madalena e Cantagalo-RJ. Casou-se com Carlota Aquino Xavier, filha de Joaquim Francisco Xavier e Rachel Amélia de Castro:

  • 22.1 – Pedro Junger Vidaurre, casado com Othália de Souza Poubel, filha de Felipe Diniz Poubel e de Purcina de Souza Lima, ver ref. § 2.1.3;
  • 22.2 – Dagoberto Junger Vidaurre, casado com Alzira Viana, filha de José Carlos de Araújo Leite e de Ovídia de Sá Viana, neta materna de Feliciano de Sá Viana, ver ref. § 13;
  • 22.3 – Djalma Junger Vidaurre, casado com Enedina Vieira, filha de Carlos José Vieira e Maria da Penha Moreira, trineta materna do Guarda Mor Fernando Antônio Dutra e de Theodora Maria da Silva, Pinto, ver ref. § 1.2.

.

.

23 – LAHUD / CHICRALLA:

Esta família se destacou com a chegada em Calçado dos libaneses Antônio Lahud e de Chimoni Lahud.

23.1 – JOSÉ ANTÔNIO LAHUD, casado com Badiha Chicralla, filha de Chicralla Antônio Kezen e de Helena Antônio Buecheno, oriundos de Santo Antônio de Pádua:

  • 23.1.1 – José Antônio Lahud Filho, casado com Carmen Junger Vieira, filha de Djalma Junger Vidaurre e de Enedina Vieira Junger, ver ref. § 22.3.

.

.

São José do Calçado, todos nós que não mais residimos em teu seio levamos sempre conosco a alegria de podermos dizer que somos “Calçadenses”, embora ausentes.

Abaixo o link do Google para ver Calçado em mapa 3D, clica na foto para ver.

.

.

.

A família de Tiradentes

A árvore Tatagiba

O primeiro Tatagiba

Visite a PÁGINA INICIAL

4 comentários em “SÃO JOSÉ DO CALÇADO-ES

  1. Por gentileza, poderia me informar quais são suas fontes à respeito da genealogia de Faria e Castro ? Eu descendo deles também, mais especificamente de Alfredo da Fonseca e Castro e estou tentando elaborar uma árvore genealógica.

    Atenciosamente,

    Ulrich Schmidt

    email: lastexile@europe.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário